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As novas estratégias de promoção do Brasil no Exterior: estudo de caso
 
     As novas estratégias de promoção do Brasil no Exterior: estudo de caso
     The new strategies of Brazil Promotion abroad: case study
     


Autor(es):
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Rosa, Cleria Juliana


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 3 (2008); 450-471

Palavras-chave:
EMBRATUR; estratégias; imagem; marca; imagem do destino turístico.


Resumo: Este estudo de caso tem como objetivo a análise das estratégias utilizadas pela EMBRATUR após suas novas atribuições ocorridas em 2003. O foco dessas estratégias é a modificação do posicionamento da atual imagem do Brasil no exterior. O trabalho foi estruturado considerando Brasil como uma marca. Primeiro foi apresentada a base da organização, para posteriormente apresentar o cenário do turismo internacional e como o Brasil está inserido nele. Finalmente as estratégias adotadas pelo órgão e uma avaliação crítica de tais estratégias. É possível concluir acreditando que houve mudança quantitativa no quadro do turismo brasileiro; entretanto a mudança qualitativa não é possível inferir adequadamente com o pouco tempo de implementação. A marca-Brasil e suas estratégias foram avaliadas, e possibilidades de desenvolvimento são sugeridos ao final do trabalho, principalmente ligados à pesquisa e desenvolvimento.