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Divisão dos estados brasileiros em grupos homogêneos segundo estatísticas do setor turístico e do produto interno bruto
 
     Divisão dos estados brasileiros em grupos homogêneos segundo estatísticas do setor turístico e do produto interno bruto
     Division of states of Brazil in homogeneous groups used to statistics data the tourist industry and gross domestic product
     


Autor(es):
Giannotti, Juliana Di Giorgio
Souza, Tania Mara Melquiades de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 20 n. 1 (2009); 25-34

Palavras-chave:
indicadores do turismo; tipologia de Estados; análise multivariada; análise de agrupamento.


Resumo: O turismo é uma atividade que abrange vários setores e atores da economia e, contribui no desenvolvimento sócio-econômico das regiões onde se instala. A fim de caracterizar os 27 Estados brasileiros com relação às informações do produto interno bruto (PIB) e do setor turístico, realizou-se uma análise de agrupamento, segundo o método hierárquico aglomerativo da Ligação Completa, considerando 16 variáveis. O resultado foi: grupo 1 com 22 Estados e as menores médias; grupo 2 com três Estados e o maior número de transportadoras turísticas; grupo 3 com o Estado do Rio de Janeiro e as segundas melhores médias e; grupo 4 com o Estado de São Paulo e as maiores médias. Esta análise possibilitou a formação de grupos de Estados brasileiros com alto grau de homogeneidade intragrupo e heterogeneidade intergrupo. Recomenda-se a análise de agrupamento com variáveis do âmbito turístico para distinguir regiões e nortear ações no setor.