Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006
 
     Estratégias adotadas pela Accor Hotels do Brasil entre 1974 e 2006
     Strategies adopted by Accor Hotels in Brazil between 1974 and 2006
     


Autor(es):
Pereira, Yákara Vasconcelos
Lucena, Eduardo de Aquino


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 20 n. 1 (2009); 48-69

Palavras-chave:
processo de formação de estratégias; hospitalidade; Accor Hotels.


Resumo: O problema que motivou esta pesquisa foi o de entender como ocorreu o processo de formação das estratégias da Accor Hotels, no Brasil, entre 1974 e 2006. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre o fenômeno em investigação, um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido. Treze executivos que atuaram na administração estratégica da organização foram entrevistados. A análise dos dados compreendeu a descrição e a interpretação de diferentes aspectos do fenômeno investigado. Foram identificados eventos importantes e também sete fases durante o desenvolvimento da organização no Brasil. Observou-se que o processo de formação das estratégias corporativas ocorreu predominantemente pelo modo de planejamento. Notou-se, ainda, que no todo o processo investigado enquadra-se na abordagem do incrementalismo lógico.