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Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
 
     Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
     Orientation for the hotel segment market: the portuguese case
     


Autor(es):
Estevão, Cristina Maria Santos
Mainardes, Emerson Wagner
Raposo, Mario Lino Barata


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 20 n. 3 (2009); 446-468

Palavras-chave:
gestão do marketing; orientação para o mercado; markor; sector hoteleiro em Portugal.


Resumo: O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.