Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 1 (2010); 68-88
Palavras-chave:
turismo; enoturismo; Vale dos Vinhedos; Vale do São Francisco; Brasil.
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa entre duas das mais importantes regiões vinícolas brasileiras: o Vale dos Vinhedos (VV) no Rio Grande do Sul e o Vale do São Francisco (VSF) localizado entre os Estados da Bahia e Pernambuco. O objetivo é compreender se as motivações dos turistas que visitam as regiões estudadas se relacionam ao vinho e seu contexto ou possuem características similares a de outros eventos turísticos. Os resultados encontrados permitem inferir que no VV, as motivações dos turistas referem-se ao vinho, e essa região já pode ser considerada um destino enoturístico consolidado. Já no VSF, as motivações dos turistas relacionam-se a aspectos comuns a todos tipos de turismo. Conclui-se que a pluralidade destas duas regiões enoturísticas, desde que devidamente planejada no contexto regional específico, poderá constituir-se um fator de diferenciação para o Brasil no cenário mundial.