Publicações de Turismo
Nova busca:        


Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo
 
     Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo
     Strategies formulation in tourism: a study in municipal state agencies in the State of São Paulo
     


Autor(es):
Costa, Benny Kramer
Boaventura, João Maurício Gama
Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 1 (2010); 110-129

Palavras-chave:
formulação de estratégias; estratégia no turismo; municípios turísticos.


Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a formulação de estratégias em órgãos públicos municipais de turismo do Estado de São Paulo. Para este fim realizou-se um estudo de casos múltiplos em seis municípios: Santos, Guarujá, Praia Grande, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que estes órgãos municipais desenvolvem um encaminhamento lógico na formulação de estratégias, os quais apresentam em seus estágios iniciais características de informalidade, e na evolução deste processo contemplam-se necessidades e desejos dos consumidores e de outros stakeholders. Todo o processo de formulação de estratégias recebe influência de diversos stakeholders. As principais dificuldades encontradas no processo de formulação estratégica foram: falta de mobilização coletiva, conflitos de interesses e carência de recursos.