Publicações de Turismo
Nova busca:        


Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros
 
     Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros
     The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
     


Autor(es):
Lemos, Iomara Scandelari
Frega, José Roberto
Souza, Alceu


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 271-296

Palavras-chave:
análise fatorial; modelagem de equação estrutural; atributos relevantes de turismo.


Resumo: Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.