Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
 
     Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
     Competitive strategies for tourism businesses: a study in the hotel sector of a coastal city in Brazil
     


Autor(es):
Gohr, Cláudia Fabiana
Santos, Luciano Costa


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 297-319

Palavras-chave:
estratégias competitivas; turismo; setor hoteleiro.


Resumo: O tema estratégias tem sido um assunto que está cada vez mais em evidência nos estudos organizacionais. No turismo não tem sido diferente, embora grande parte da literatura apresente estudos relacionados às estratégias que buscam desenvolver os diferentes destinos turísticos. Esse artigo tem como principal objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor hoteleiro de um município catarinense com elevado fluxo de turistas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, de caráter descritivo. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semi-estruturada, a observação passiva e a análise documental. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelo setor estão relacionadas com a própria estrutura competitiva, que faz com que as empresas adotem um conjunto diversificado de estratégias.