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Ensaio metodológico para a prospecção mercadológica para empreendimentos gastronômicos
 
     Ensaio metodológico para a prospecção mercadológica para empreendimentos gastronômicos
     Methodological essay for the gastronomy enterprising market prospecting
     


Autor(es):
Perussi, Regina Ferraz
Teles, Reinaldo Miranda de Sá


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 341-356

Palavras-chave:
prospecção mercadológica; planejamento estratégico; empreendedorismo; gastronomia; destinos turísticos.


Resumo: Este estudo aborda os principais passos que abrangem a prospecção mercadológica para a abertura de estabelecimentos gastronômicos inserida no contexto de destinos turísticos. Tal processo de pesquisa foi dividido em quatro partes: Empresa (produtos e serviços); Mercados (demanda ou público alvo); Setor Financeiro e Estratégias de Comunicação. O roteiro para a criação de um novo estabelecimento teve como base os critérios estabelecidos pelo Planejamento Estratégico, apoiados em objetivos, metas e a missão da empresa. Foram contemplados temas relacionados à uma prática que vai de encontro à teoria dos 4 Ps (Produto, Preço, Ponto e Propaganda), envolvendo os aspectos que compõem o processo evolutivo de uma empresa do setor de Alimentos e Bebidas. As reflexões foram indicadoras da importância de se estabelecer etapas e parâmetros no processo de idealização não só para a implantação, mas sobretudo para a gestão de empreendimentos na área gastronômica.