Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais
 
     Turismo e Ensino de História: potencialidades e interpretações locais
     Tourism and History Teaching: potencialities and local interpretations
     


Autor(es):
Venera, Raquel Alvarenga Sena


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 421-436

Palavras-chave:
turismo; ensino de história; patrimônio cultural; memória; narrativas.


Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as intersecções do Ensino de História na Educação Fundamental desenvolvida nos anos de 2005 a 2008 na Rede Municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina, a partir de narrativas escritas por estudantes das 7ª e 8ª séries. As análises dessas narrativas foram feitas a partir da Análise do Discurso, AD, com tradição francesa, e evidenciaram tipologias discursivas, entre elas os discursos Histórico e Turístico como marcas nos enunciados dos adolescentes e como essas duas grandes áreas do conhecimento podem potencializar as interpretações locais e incentivar sentimentos como pertencimento, identidade e alteridade - importantes não apenas para os objetivos da História ensinada, mas também para construir desejos e potencialidades de um Turismo mais cultural.