Publicações de Turismo
Nova busca:        


A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
 
     A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro
     Image of tourist destinations: the city of São Paulo under the standpoint of young of Rio de Janeiro
     


Autor(es):
Figueirêdo, Aline Alves
Mayer, Verônica Feder


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 3 (2010); 445-469

Palavras-chave:
comportamento do consumidor; imagem; cidade de São Paulo.


Resumo: Este trabalho analisa a imagem do destino turístico cidade de São Paulo a partir da visão do público jovem da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e faz uma relação entre a imagem percebida pelo público e a intenção em visitar o destino estudado. Para atingir os objetivos do trabalho, foram conduzidos dois estudos por meio de uma combinação de metodologias estruturadas e não-estruturadas. O estudo 1 confirmou que há um conflito entre a imagem que a cidade visa transmitir e a que é percebida. O estudo 2, por sua vez, gerou a lista de atributos que compõem a imagem do destino. Verifica-se que a marca da cidade está mal posicionada perante o público pesquisado, com características presentes em outras metrópoles, o que acaba por não lhe conferir um diferencial competitivo. Foram encontrados ainda baixos níveis de interesse e intenção em visitar a cidade.