Publicações de Turismo
Nova busca:        


A imagem como agente motivador para o ecoturismo
 
     A imagem como agente motivador para o ecoturismo
     The image as motivator for Ecotourism
     


Autor(es):
Neiman, Zysman
Geerdink, Stefanie
Pereira, Júlio César


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 1 (2011); 71-95

Palavras-chave:
motivação; percepção; ecoturismo .


Resumo: Os objetivos deste trabalho são delimitar o quanto a imagem é efetiva no processo motivacional para o Ecoturismo, em comparação ao relato textual descritivo do mesmo local, além de comparar e avaliar as diferentes percepções individuais e seu poder de motivar ecoturistas potenciais, bem como quantificar o impacto que a imagem e o relato causam no indivíduo, e qual a influência de um sobre o outro na perspectiva de potenciais ecoturistas. A partir das metodologias do Discurso do Sujeito Coletivo juntamente com a Escala de Análise de Humor, no sentido de captar de forma quantitativa as percepções em uma avaliação de natureza discreta sobre as imagens e relatos aos quais os discentes do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba foram expostos. A partir dos resultados, a hipótese foi refutada, contrariando as expectativas deste trabalho.