Personalidade gastronômica e destinos turísticos: avaliação dos canais de comunicação na projeção dos atrativos gastronômicos no nordeste brasileiro
Personalidade gastronômica e destinos turísticos: avaliação dos canais de comunicação na projeção dos atrativos gastronômicos no nordeste brasileiro
Gastronomic personality and tourism destinations: communication channels evaluation in the gastronomic attractions projection in Brazilian Northeastern
Personalidad gastronómica y destinos turísticos: evaluación de los canales de comunicación en la proyección de las atracciones culinarias en el noreste de Brasil
Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 2 (2011); 322-340
Palavras-chave:
turismo; gastronomia; culinária; imagem territorial; canais de comunicação
Resumo: O artigo apresenta uma análise dos canais de comunicação mais empregados na divulgação das tradições culinárias de nove capitais do nordeste do Brasil. A avaliação foi feita com base em dados levantados pelo Projeto Caminhos do Sabor, iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Ministério do Turismo, a partir de entrevistas com visitantes em cada uma das cidades. Os dados revelam que a comunicação 'boca-a-boca' é o principal vetor de disseminação de informações e impressões sobre a culinária nordestina.