Publicações de Turismo
Nova busca:        


Segmento do turismo de negócios para as agências de viagem: perfil de clientes corporativos de Fortaleza e região metropolitana - CE
 
      Segmento do turismo de negócios para as agências de viagem: perfil de clientes corporativos de Fortaleza e região metropolitana - CE
      Segment of business tourism to the travel agencies: profile of corporate clients of the Fortaleza and metropolitan region - CE
      Segmento de turismo de negocios a las agencias de viajes: perfil de clientes corporativos de Fortaleza y de la región metropolitana - CE


Autor(es):
Mota, Keila Cristina Nicolau
Maciel Filho, José Ari Cosme de Lima


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 2 (2011); 428-444

Palavras-chave:
turismo de negócios; agências de viagem; clientes corporativos; mercado; gestão de viagens


Resumo: O turismo de negócios vem se expandindo no mercado, contribuindo para a geração de emprego e renda, movimentando a economia. Com a globalização, os avanços da tecnologia, além das facilidades de transporte e comunicação, o turismo corporativo tem se tornado expressivo e tem exigido uma maior atenção, no sentido de promover um serviço condizente com as necessidades contemporâneas. Os clientes corporativos das agências de viagem apresentam características próprias e exigem profissionais capacitados. O presente artigo objetiva analisar empresas de Fortaleza e Região Metropolitana que são clientes de agências de viagem. Por meio de uma pesquisa de campo que identificou as principais características e tendências do setor nos meses de maio e junho de 2010, relacionando aspectos típicos do turismo de negócios. O mercado de viagens destes clientes tem contribuído para o desenvolvimento do setor, porém carece de agências que trabalhem a gestão de viagens de forma mais especializada.