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Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista
 
      Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista
      Effect of the visiting in destination image: a mixed methodological approach
      El efecto de la visita/no-visita en la imagen de un destino turístico: una aproximación metodológica mixta


Autor(es):
Ferreira, Sérgio Dominique


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 3 (2011); 681-699

Palavras-chave:
marketing turístico; gestão turística; imagem de destinos turísticos; metodologia mista; efeito da visita na imagem


Resumo: O turismo é atualmente um dos setores mais preponderantes da economia de Portugal, representando 13% do PIB e 12% da empregabilidade gerada. Neste sentido, orientar a gestão de destinos turísticos desde um enfoque de Marketing pressupõe uma análise cuidada da imagem de marca. Neste contexto, o principal objetivo do presente trabalho consiste em recorrer ao enfoque misto proposto por Echtner e Ritchie (1991, 1993), para avaliar em que medida a visita/não-visita a um destino turístico influencia a imagem que estes desenvolvem sobre destinos turísticos. Os resultados obtidos permitem constatar que não existem diferenças consideráveis entre a imagem formada pelos turistas que já visitaram Portugal e aqueles que nunca visitaram. Em consequência, sugere-se que, em futuros estudos, se analise o efeito da proximidade entre o local de residência dos turistas e o destino.