Publicações de Turismo
Nova busca:        


Oportunidades e Ameaças na Indústria do Turismo: análise estratégica relacional do caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro, Brasil
 
     Oportunidades e Ameaças na Indústria do Turismo: análise estratégica relacional do caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro, Brasil
     Opportunities and Threats in the Tourism Industry: relational strategic analysis of the case of leading hotels of the city of Rio de Janeiro
     Oportunidades y Amenazas en la Industria Turística: análisis estratégica relacional de los hoteles líderes de la ciudad de Rio de Janeiro


Autor(es):
Brunelli, Mariana de Queiroz
Macedo-Soares, T. Diana L. v. A. de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 28-53

Palavras-chave:
turismo; estratégia; alianças; hotéis.


Resumo: No contexto competitivo contemporâneo, para serem assertivas, as organizações, inclusive as atuantes no turismo, precisam levar em consideração nas suas análises e tomadas de decisão não apenas as implicações de fatores relacionados à indústria de atuação e aos recursos internos das firmas, mas também aos seus relacionamentos com outras organizações. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que, à luz da reflexão acima, aplicou um arcabouço de análise estratégica relacional ao caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou analisar as oportunidades e as ameaças criadas pelas alianças estratégicas destes hotéis considerando não somente seus objetivos de competir no cenário global, mas também seus papéis no desenvolvimento do próprio destino turístico. Para isso, foram analisados tanto fatores não-relacionais (macroambientais e atores estratégicos chaves no desempenho de seus papéis tradicionais) quanto fatores relacionais (pertinentes aos relacionamentos, do tipo alianças, e à rede formada por estes) para identificar as implicações estratégicas mais significativas no nível da indústria. Os resultados mostraram que ao incluir na análise estratégica os fatores relacionais, a maioria das ameaças reveladas é neutralizada, fornecendo novos insights para o processo de decisão gerencial. Além disso, mostrou também o potencial dos hotéis estudados de aproveitar as oportunidades constituídas por suas alianças, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade por meio da sua atuação como atores centrais na rede de relacionamentos da indústria do turismo.