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Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil
 
     Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil
     Customer-based tourism destiny brand equity: Foz do Iguaçu case
     


Autor(es):
Teles, Maria Isabel
Francisco, Eliane Cristine
Prado, Paulo Muller


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 166-186

Palavras-chave:
gestão de marcas de destinos turísticos; valor de marca de destinos turísticos do ponto de vista do consumidor; marcas.


Resumo: Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor de marca de destinos turísticos de acordo com a percepção do consumidor/turista. Para tanto, como contexto empírico do estudo foi realizado um survey na localidade turística de Foz do Iguaçu com 286 casos válidos. Quatro dimensões foram analisadas, sendo elas: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos do destino em análise. Os resultados sugerem a existência de dois grupos distintos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, chamado de “fascinados”, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo, chamado de “indiferentes”. O valor percebido da marca do destino Foz do Iguaçu demonstrou ser diferente entre os grupos de turista, mas reforçou a necessidade de se explorar a imagem dos atrativos naturais da localidade, em prol da disseminação do conhecimento do destino perante os diferentes públicos.