Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria
 
     O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria
     The Curricular Training as Professional Development from the Perspective of Hospitality Students
     La Pasantía como Desarrollo Profesional en la Perspectiva de los Estudiantes de Hostelería


Autor(es):
Viana, Daniela Gouveia
Camargo, Luiz Octávio de Lima


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 2 (2012); 333-354

Palavras-chave:
hotelaria; treinamento; desenvolvimento organizacional; estágio curricular.


Resumo: Como os alunos de hotelaria avaliam os processos de treinamento e desenvolvimentodirigidos a si mesmos enquanto estagiários e na comparação com os processos direcionadosaos funcionários das organizações hoteleiras? Para dar conta deste problema, lançou-se mãode referencial teórico dos campos da administração e da hotelaria. Metodologicamente, optouse pela técnica qualitativa da análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas, dentro dasseguintes categorias: eventual experiência profissional anterior ao estágio; amplitude dafunção do estagiário de hotelaria dentro do hotel; programas de treinamento nos hotéis (paraos funcionários; para os estagiários); tipologia de treinamentos aplicáveis ao estágio; interessedo aluno-estagiário pelo estágio. Os resultados mostraram que há evidências de um mal estardos alunos com relação à atividade. De início, extremamente motivados, ansiosos porconhecer e desenvolver uma prática profissional, que se promete agradável, marcada pelocontato com os clientes e cheia de surpresas e de acontecimentos agradáveis, não raro algunsse frustram. No mais das vezes, tratados como mão de obra barata, submetidos a tarefassubalternas para as quais são designados nunca por suas qualidades técnicas, o desgaste e adecepção são naturais.