Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: estudo de casos múltiplos em agências de viagens em Curitiba, Paraná
 
     O Processo de Criação de Novos Negócios em Turismo: estudo de casos múltiplos em agências de viagens em Curitiba, Paraná
     The Business Creation Process in Tourism: multiple case study in travel agencies in Curitiba, Paraná
     El Proceso de Creación de Nuevos Negócios en Turismo: estudio de multiples casos en agencias de viajes en Curitiba, Paraná


Autor(es):
Teixeira, Rivanda Meira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 2 (2012); 464-483

Palavras-chave:
empreendedorismo; turismo; processo empreendedor; criação de negócios; agências de viagens.


Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o processo de criação de negócios, identificando osestágios de iniciação, preparação, start up e consolidação em quatro agências de viagenslocalizadas em Curitiba, Paraná. Foi adotado o modelo teórico de referência de quatroestágios de Borges, Simard e Filion (2005). O método de pesquisa utilizado foi o estudo decaso múltiplo, e as evidências foram coletadas através de entrevistas pessoaissemiestruturadas com os empreendedores. Observou-se que os negócios iniciaraminformalmente e que os empreendedores não possuíam informações sobre o setor. No estágioda preparação do negócio, constatou-se que, apesar do apoio gratuito oferecido peloSEBRAE, os empresários iniciam seus empreendimentos sem realizar o plano de negócios. Aconsolidação do negócio foi o estágio mais difícil para todos os empreendedores, pois tiveramde lidar com problemas de sazonalidade e dificuldade de gerenciar o fluxo de caixa entre osperíodos de alta e baixa estação. Além disso, os empreendedores apontam grande dificuldadeem conciliar a vida pessoal e o negócio. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas,afirmaram que a atividade empresarial é compensadora, em função do retorno financeiro e dasatisfação pessoal.