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Intensidade Moral nas Decisões de Marketing Turístico: proposta de uma escala de mensuração
 
     Intensidade Moral nas Decisões de Marketing Turístico: proposta de uma escala de mensuração
     Moral Intensity in Tourism Marketing Decisions: a proposed scale of measurement
     La Intensidad Moral em las Decisiones de Marketing Turístico: propuesta de uma escala de medición


Autor(es):
Paes, Taís Alexandre Antunes
Costa, Francisco José da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 3 (2012); 527-551

Palavras-chave:
intensidade moral; turismo; mensuração; validade de escala.


Resumo: A atividade turística vêm ganhando ênfase nas ultimas décadas por ser uma atividade que temcontribuído para o desenvolvimento social e econômico de várias regiões. Tal atividadeapresenta importância, na medida em que, a tomada de decisão de um gestor pode gerar benefícios ou malefícios sobre a sociedade no qual o turismo está inserido. Desta forma, estetrabalho apresenta como objetivo desenvolver uma escala de mensuração do construtointensidade moral considerando o contexto da tomada de decisão ética dos gestores daatividade turística. A revisão da literatura indicou que o construto intensidade moral nãopossuía uma escala validada para este contexto. O construto intensidade moral foi propostopor Jones (1991) que tomou como base a análise do tópico moral em si, considerando quecada indivíduo reagirá de maneira diferente em varias intensidades diante de situações éticas. Este considera que o construto intensidade moral é constituído de seis características: magnitude das consequências, consenso social, probabilidade de efeito, imediatismo temporal, proximidade e concentração do efeito. Tendo em vista as considerações apresentadas foramdesenvolvidos três cenários com diferentes contextos (social, econômico e ambiental) associados a dilemas éticos da atividade turística, mais seis itens referentes as seis características da intensidade moral. Para o desenvolvimento e validação da escala foramutilizadas três amostras, duas com estudantes e uma com gestores. Os testes empíricosindicaram a consistência dos itens e dos cenários desenvolvidos, com variações de percepções segundo os tipos de cenários. Ao final são propostas idéias de aplicações daescalas e pesquisas futuras.