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Redes do Turismo: uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais - Brasil
 
     Redes do Turismo: uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais - Brasil
     Tourism Networks: an analysis of the tourism policy of the State of Minas Gerais - Brazil
     Redes de Turismo: un análisis de la política de turismo del Estado de Minas Gerais - Brasil


Autor(es):
Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
Naves, Flavia Luciana


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 3 (2012); 663-690

Palavras-chave:
políticas públicas; redes de atores; circuitos turísticos.


Resumo: O estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor de turismo, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meiode circuitos turísticos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Na primeiraetapa da pesquisa, foi realizada uma macroanálise dos circuitos mineiros, os dados foramobtidos por meio dos órgãos gestores dos circuitos turísticos. Na segunda etapa, foramrealizadas entrevistas com os atores-chave da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que apareceram na primeiraetapa, para aprofundar nas análises sobre o inter-relacionamento desses atores. Os resultados obtidos sugerem a existência de um novo ator que apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito deredes é um tanto quanto superficial.