Publicações de Turismo
Nova busca:        


Educação profissional em turismo: cria-se mercado pela formação?
 
     Educação profissional em turismo: cria-se mercado pela formação?
     Are jobs in tourism created by professional education?
     


Autor(es):
Tomazoni, Edegar Luis


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 2 (2007); 197-219

Palavras-chave:
turismo; formação profissional; teorias; empregabilidade; competência; qualificação.


Resumo: Um dos enfoques da ideologia do turismo é a sua potencialidade de geração de empregos e renda. Para alguns analistas céticos, essa ideologia seria, entretanto, mais mito do que realidade. Uma das principais estratégias para tornar o turismo uma alternativa real de desenvolvimento, no momento em que o desemprego é um dos problemas que mais afligem o Brasil, seria a formação profissional que impulsionaria a criação de oportunidades de mercado. Para analisar a tese da geração da empregabilidade em turismo, contextualiza-se o estudo nas principais teorias socioeconômicas e aplicam-se os modelos de qualificação e competência para o entendimento da complexa relação entre formação profissional no setor e a transformação do mercado de trabalho.