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Turismo de não-mercado: perigoso porém libertário
 
     Turismo de não-mercado: perigoso porém libertário
     Non-market tourism: dangerous however libertarian
     


Autor(es):
Pires, Mário Jorge


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 18 n. 1 (2007); 24-32

Palavras-chave:
turismo sem agenciamento; turismo espontâneo; fluxos anômalos.


Resumo: O presente trabalho aborda um fenômeno ligado ao fluxo de pessoas, mas grandemente desprezado pela atual bibliografia. Trata-se do turismo de não-mercado. Esta expressão procura colocar parâmetros conceituais nas viagens que se encontram para além das operações turísticas convencionais, mas que são importantes pelo volume e pela intensidade com que ocorrem. A partir de dois cases - Ouro Preto (MG) e a festa de Santo Expedito, em São Paulo -, o tema é desenvolvido com a consciência de ser um esboço do assunto, em virtude de sua alta complexidade.