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Impactos econômicos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
 
     Impactos econômicos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
     Economic impacts of the Brazilian Formula 1 Grand Prix
     


Autor(es):
Haddad, Eduardo Amaral
Kadota, Décio
Rabahy, Wilson Abrahão


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 15 n. 2 (2004); 229-249

Palavras-chave:
Fórmula 1; análise de insumo-produto; impactos econômicos de eventos esportivos; turismo; economia do turismo; teorometria.


Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma avaliação econômica dos impactos econômicos gerados pela realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 na cidade de São Paulo. A análise é feita com base num modelo de equilíbrio geral fundamentado na metodologia de insumo-produto, regionalizado para duas grandes regiões (Estado de São Paulo e demais Estados do país). Também se utilizou, de forma integrada, um submodelo regionalizado para o Estado de São Paulo. Com base nessa metodologia, foi então possível avaliar os impactos daquele evento sobre a atividade económica (valor da produção, renda e emprego), tanto para a própria cidade de São Paulo como para as demais regiões do Estado de São Paulo e para o restante do país.