Publicações de Turismo
Nova busca:        


Inovação da tradição e sustentabilidade de estratégias culturais: a hotelaria no circuito do Carnaval da Bahia
 
     Inovação da tradição e sustentabilidade de estratégias culturais: a hotelaria no circuito do Carnaval da Bahia
     
     


Autor(es):
Cypriano, Carlos Alex de Cantuária


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 7 n. 2 (1996); 63-76

Palavras-chave:
Hospitalidade; hotelaria; tradição cultural; estratégias; inovação; sustentabilidade.


Resumo: A partir da existência de uma relação histórica entre o papel da hotelaria e o evento sociocultural, e da existência de um componente tradicional intrinseco à hospitalidade, investiga-se a forma dessa relação num recorte histórico do carnaval em relação ao desenvolvimento econômico e às estratégias adotadas por dois hotéis tradicionais de Salvador (Brasil), localizados no circuito do carnaval. Dessa investigação percebe-se a possibilidade de uma alternativa estratégica inovadora e sustentável na medida em que integre a modernidade do carnaval-negócio com a tradição, e baseie sua atuação em aspectos de natureza cultural, garantindo a reprodução do evento carnaval.