Publicações de Turismo
Nova busca:        


Representações do Brasil nas brochuras turísticas luso-inglesas: próximas do paraíso e distantes da civilização
 
     Representações do Brasil nas brochuras turísticas luso-inglesas: próximas do paraíso e distantes da civilização
     
     


Autor(es):
Silveira, Lélian
Leal, Danielly


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 20, n. 3 (2020)

Palavras-chave:
Brasil; Representação; Turismo.


Resumo: As brochuras promocionais turísticas são os principais veículos de comunicação entre a oferta e a procura no mercado turístico. Com o principal objetivo de converter o potencial visitante em verdadeiro turista, na maioria das vezes, oferecem ao público o primeiro contato com o local a ser visitado e, com intuito de o diferenciar, selecionam imagens que contribuem para (re)criar ou reforçar estereótipos. Relativamente ao Brasil, as representações carregam marcas do passado colonial exotizado. Assim, considerando a relevância da temática relativa ao turismo e sobre a imagem do Brasil, este estudo tem como objetivo investigar a representação visual do país com base nas brochuras turi´sticas selecionadas nas operadoras de viagens portuguesas e inglesas nos anos 2019, 2020 e 2021. Neste contexto, verifica-se que o país é representado a partir de cartografias imaginativas distintas, centradas na cultura urbana, paisagem natural e social humana. Além disso, cada uma dessas cartografias fornece um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos brasileiros.