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Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
 
     Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos
     
     


Autor(es):
Feitosa, Wilian Ramalho


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 13 n. 1 (2002); 48-65

Palavras-chave:
mercado aéreo; companhia aérea; política de preço; Gol (low-cost/low-fair).


Resumo: A recente entrada da empresa Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - no mercado aéreo trouxe de volta a guerra tarifária ao mercado aéreo nacional. Por razão da Gol trabalhar com preços reduzidos, a diminuição de preços foi adotada por todas as grandes empresas, com exceção da Varig, a empresa líder. Os principais produtos das empresas aéreas, as pontes aéreas entre Rio e São Paulo, Rio e Belo Horizonte, São Paulo e Belo Horizonte e São Paulo e Curitiba estão bem mais baratas. Estariam as empresas aéreas preparadas para esse novo contexto de negócios? O fato de viagem aérea ser produto tradicionalmente considerado sofisticado influenciaria na decisão do consumidor? Compara as políticas de marketing das empresas aéreas nacionais e o seu posicionamento de mercado, analisando diferentes políticas de preço e estratégias possíveis e compreendendo a dinâmica do mercado aéreo mundial e suas tendências.