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E-Democracia nas Políticas Públicas de Turismo: uma análise em Curitiba
 
     E-Democracia nas Políticas Públicas de Turismo: uma análise em Curitiba
     
     


Autor(es):
Sontag Junior, Dalci
Gomes, Bruno Martins Augusto
Pessali, Huáscar Fialho


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 19, n. 3 (2019)

Palavras-chave:
Turismo, Política Pública, E-democracia, Curitiba.


Resumo:  A e-democracia caracteriza-se pelas oportunidades de participação dos cidadãos nas políticas públicas por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs). No turismo, o público-alvo dessa política, o turista, não reside onde as políticas são formuladas, sendo as TICs, na maioria das vezes, a única possibilidade de participação para essas pessoas. Desse modo, esse artigo analisa as políticas públicas de turismo sob a ótica da e-democracia, a partir de um estudo na cidade de Curitiba (Brasil). Para tanto foi realizada uma análise qualitativa com dados coletados no Facebook da Prefeitura Municipal e do Curitiba Turismo, bem como no sítio eletrônico do referido órgão municipal de turismo de Curitiba. A coleta e análise dos dados seguiram os procedimentos da teoria fundamentada. Os resultados demonstraram uma maior presença do julgamento ponderado, seguido pela transparência, sendo menos presente a inclusão e o controle popular. A partir desses resultados, conclui-se que a e-democracia tem aplicabilidade na análise das políticas públicas de turismo. Curitiba, apesar de ser reconhecida no uso das TICs, especialmente o Facebook “Prefs”, tem pouca presença dos bens democráticos nas políticas públicas de turismo, o que distancia o município da tendência da e-democracia e prejudica a otimização da ação pública direcionada ao turismo.