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Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia
 
     Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia
     Hospitality labour organization commitment in Uberlandia
     


Autor(es):
Naves, Évora Mandim Ribeiro
Coleta, Marilia Ferreira Dela


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 14 n. 1 (2003); 98-116

Palavras-chave:
hotelaria; empresas hoteleiras; hotéis; comprometimento organizacional; perfil da mão-de-obra; Uberlândia; Minas Gerais; Brasil.


Resumo: Pesquisa de campo que analisa o nível de comprometimento dos funcionários de algumas empresas hoteleiras da cidade de Uberlândia. Na investigação utilizou-se o modelo teórico das três dimensões de Meyer, Allen & Smith (1993) (comprometimento normativo, instrumental e afetivo), adaptado no Brasil por Medeiros (1997). Utiliza-se de estatísticas descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações e análise de variância para análise dos dados. Os resultados demonstram que, apesar de os sujeitos terem se mostrado comprometidos com as organizações, prevalece na amostra o vínculo normativo. As médias das dimensões do comprometimento, no caso da população pesquisada, são afetadas pelas características biográficas, e apresentaram correlações com as variáveis profissionais.