Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
 
     Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
     Tourism as a decision factor in planing among Brazilian regional airlines
     


Autor(es):
Valente, Flávio José
Lohmann, Guilherme


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 1 (2005); 96-117

Palavras-chave:
empresas aéreas regionais; turismo; planejamento de linhas aéreas.


Resumo: Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.