Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 133-156
Palavras-chave:
formação profissional em turismo; planejamento de ensino de turismo; currículo de graduação em turismo.
Resumo: A educação, no Brasil, vem passando por mudanças que podem não estar sendo efetivas devido, também, à pouca clareza dos termos utilizados nas novas diretrizes. Isso indica a necessidade de investigar o que está ocorrendo em relação à formação de nível superior em Turismo, pois os profissionais irão intervir em um determinado campo a partir do que aprenderem nos cursos que freqüentarem. Para isso foram examinadas as grades curriculares de quatro cursos de graduação em Turismo. As disciplinas foram agrupadas em categorias de formação de acordo com características observadas nos nomes das mesmas. Os resultados são: uma organização do currículo a partir das características encontradas nos nomes das disciplinas e que revelam o foco em assuntos nos mais variados graus de profundidade e abrangência, o que indica o desenvolvimento de aprendizagens limitadas e pouco significativas socialmente; a indicação de diferentes categorias de aprendizagem, baseadas em critérios definidos pelo tipo de atuação a ser desenvolvida e não pelo tipo de informação a ser apresentada.