Publicações de Turismo
Nova busca:        


Enoturismo: o vinho como produto turístico
 
     Enoturismo: o vinho como produto turístico
     Wine tourism: wine as a tourist product
     


Autor(es):
Locks, Eliza Bianchini
Tonini, Hernanda


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 2 (2005); 157-173

Palavras-chave:
enoturismo; vinho; produto turístico; motivação; cultura.


Resumo: O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.