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Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro
 
     Marketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiro
     Strategic tourism marketing: positioning 'CVC Turismo' in the Brazilian travel market
     


Autor(es):
Perussi, Regina Ferraz
Rejowski, Mirian


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 142-160

Palavras-chave:
marketing turístico; agência de turismo; posicionamento estratégico; bases de segmentação; estratégias competitivas; CVC Turismo; São Paulo; Brasil.


Resumo: O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida.