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Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares
 
     Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares
     Cities’ Personality and Place Marketing
     Personalidad de Ciudades y Marketing de Sitios


Autor(es):
Borin Petroski, Thais Arruda
Baptista, Paulo de Paula
Francisco Maffezzolli, Eliane Cristine


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 1 (2013); 4-24

Palavras-chave:
personalidade de cidades; marketing territorial; marketing de lugares.


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as dimensões e facetas de personalidade de cidades no contexto brasileiro. Para tanto, foi aplicado um survey em meio eletrônico com amostra de 402 respondentes. Quatro cidades foram avaliadas: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os resultados obtidos indicaram quatro dimensões de caracterização dos locais: Empatia, Equilíbrio, Funcionalidade e Charme, além de dez facetas de personalidade de cidades: Divertida, Diplomática, Cheia de Energia, Mística, Prudente, Pacata, Determinada, Pragmática, Encantadora e Elegante, com destaques específicos por urbe. As associações encontradas no estudo podem indicar caminhos a serem explorados nos conteúdos de comunicação destes locais, no intuito de oferecer reforço estratégico às associações favoráveis e coerentes relacionadas a cada destino turístico.