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A Avaliação dos Atributos da Imagem e sua Relação com a Imagem Global do Destino de Turismo Internacional – Praia de Jericoacoara
 
     A Avaliação dos Atributos da Imagem e sua Relação com a Imagem Global do Destino de Turismo Internacional – Praia de Jericoacoara
     The Evaluation of Image Attributes and its Relation to Global Image of International Tourism Destination – Jericoacoara Beach
     La Evaluación de los Atributos de Imagen y su Relación con la Imagen Global del Destino Turístico Internacional – Playa de Jericoacoara


Autor(es):
Buosi, Maria Carolina
Leocádio, Aurio


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 1 (2013); 25-40

Palavras-chave:
Destino turístico; marketing; imagem do destino turístico; relação entre atributos da imagem e imagem global.


Resumo: O turismo se tornou um fenômeno relevante para a economia de países, recebendo uma maior importância a partir da década de 50 (CROUCH e RITCHIE, 1999). Todavia, o turismo, enquanto setor econômico, no Brasil ainda é considerado iniciante (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007) e medidas para fomentar este setor vêm sendo adotadas. Nesse contexto, o marketing pode ser usado como instrumento para a competitividade dos destinos turísticos e a imagem do lugar um fator fundamental para o sucesso do destino. Bigné, Sanchez e Sanchez (2001) apontam a relevância dos atributos da imagem para a avaliação global satisfatória do destino turístico. Assim, este trabalho apresenta uma avaliação acerca da relação da imagem percebida de Jericoacoara, um dos 65 destinos turísticos indutores do desenvolvimento no Brasil (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010), e a avaliação global do lugar feita por turistas, verificando a importância atribuída para os atributos da imagem do lugar. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa quantitativa, de campo, com 280 turistas, e corroboraram a afirmativa de Bigné, Sanchez e Sanchez (2001). Além disso, servem de ferramenta para a elaboração de um plano de marketing efetivo para o destino turístico, tendo em vista que o estudo da imagem do lugar é essencial para identificar elementos falsos e verdadeiros, bem como pontos fortes e fracos do destino turístico (KOTLER et al, 1993).