Publicações de Turismo
Nova busca:        


As transformações das redes de negócios na perspectiva da teoria social: o caso da Vila de Paranapiacaba - SP
 
     As transformações das redes de negócios na perspectiva da teoria social: o caso da Vila de Paranapiacaba - SP
     Changes in tourism business networks from the perspective of the social theory: the Paranapiacaba Village case study - SP
     Las transformaciones de las redes de negocios de turismo en la perspectiva de la Teoría Social: el caso de la Vila de Paranapiacaba - SP


Autor(es):
Giglio, Ernesto Michelangelo
Carvalho, Marcius Fabius


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 248-277

Palavras-chave:
redes; turismo local; evolução de redes; teoria social de redes; objetivos; recursos.


Resumo: O trabalho analisa as transformações das redes nas dimensões econômicas, técnicas e sociais, exemplificadas no negócio de turismo, defendendo a tese que a forma e o conteúdo das relações mudam conforme os objetivos econômicos e políticos. Afirma-se que as redes se transformam ao longo do tempo surgindo diferentes estruturas e formas de relações, com variados graus de flexibilidade, inovação e valores culturais, em contrapartida à visão do ciclo de vida. Como sustentação da afirmativa, analisa-se a evolução do campo organizacional da Vila de Paranapiacaba, no Estado de São Paulo, desde sua criação até a situação atual, com dados documentais, bibliográficos e observação, concluindo que o local passou por quatro diferentes configurações de redes. Na atualidade predominam as atividades de turismo, que regulam as relações sociais e de negócios. A análise dos dados históricos, baseada em quatro fatores estruturantes- atores, objetivos, recursos e tecnologia- sustenta a afirmativa das transformações das redes.