Publicações de Turismo
Nova busca:        


Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil
 
     Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil
     Lecturers’ Perceptions on the Student Voice on Quality in Tourism Higher Education in Brazil
     Percepciones de docentes sobre la voz de los estudiantes con respecto a la calidad en la educación superior en turismo en Brasil


Autor(es):
Leal, Sérgio Rodrigues
Tribe, John
Holanda, Luciana Araújo de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 459-478

Palavras-chave:
voz do estudante; qualidade na educação superior; turismo; percepções de docentes; Brasil.


Resumo: A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.