Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada
 
     Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada
     Business tourists in the City of São Paulo: a segmented demand study
     


Autor(es):
Braga, Débora Cordeiro


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 1 (2006); 85-107

Palavras-chave:
turismo de negócios; turista de negócios; critérios de segmentação; grandes feiras de negócios; destino São Paulo.


Resumo: Apresenta-se neste artigo resultados parciais da tese exploratório-descritiva defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o qual objetiva-se desvendar e discutir as características do turista de negócios na cidade de São Paulo. Para tanto foi adotado, com fins metodológicos, o artifício de segmentação de demanda para viabilizar a investigação deste público em grandes feiras de negócios realizadas na capital paulista. Para fundamentar as análises do segmento de turistas de negócios fizeram-se algumas considerações sobre variações conceituais do tema. A caracterização do público investigado revelou que existem variáveis sociodemográficas do turista de negócios que se aproximam das discussões teóricas. Entretanto, a avaliação de tipos de equipamentos e serviços requeridos por turistas de negócios revelou a existência de significativa demanda por hotéis de médio conforto, contrariando autores que vinculam o turista de negóciosa produtos de luxo.