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Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro
 
     Rentabilidade de clientes e a gestão hoteleira: uma pesquisa em hotéis do Nordeste brasileiro
     Customers profitability and hospitality management: a research with hotels located in the Northeast of Brazil
     


Autor(es):
Leitão, Carla Renata Silva
Silva, José Dionísio Gomes da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 2 (2006); 190-205

Palavras-chave:
clientes; rentabilidade; informação.


Resumo: O presente estudo trata da rentabilidade de clientes no setor hoteleiro. Para extrair a realidade dos hotéis, efetua-se uma pesquisa de campo em 147 hotéis de médio e grande porte, localizados em cinco estados do Nordeste brasileiro. A pesquisa revela que 81,6% da amostra estudada não avalia a rentabilidade individual obtida com seus clientes, enquanto 18,4% o fazem por um sistema com informações estruturadas. Porém, 85,8% dos hotéis, mesmo com algumas restrições, consideram importante a existência de um sistema eletrônico que forneça esse tipo de informação para uma decisão. Finalmente, conclui que as informações sobre a rentabilidade de clientes podem proporcionar boa oportunidade aos hotéis de maximizar as suas relações com estes.