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Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Relacionamento nas Agências de Viagens de Santa Catarina
 
     Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Relacionamento nas Agências de Viagens de Santa Catarina
     upply Chain Management and Customer and Supplier Relations in Santa Catarina´s Travel Agencies
     Gerenciamiento de la Cadena de Suministro y Relacionamiento en las Agencias de Viajes en Santa Catarina


Autor(es):
Tomelin, Carlos Alberto
Ruschmann, Doris Van De Meene
Rossini, Diva de Mello


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 3 (2013); 576-600

Palavras-chave:
Gestão de Organizações Turísticas. Cadeia de Suprimentos e Serviços. Agência de Viagens. Marketing. Relacionamento.


Resumo: Este artigo identifica e analisa a gestão da cadeia de suprimentos e o relacionamento nas agências de viagens a fim de agregar os diferenciais competitivos aos seus serviços, tão importantes nas organizações que buscam consolidar-se perante seus clientes atuais e potenciais. No estudo realizado, utilizou-se a análise dos dados quantitativos e qualitativos, uma vez que as relações entre as variáveis – gestão da cadeia de suprimentos e serviços, adotada pelas agências de viagens, e sua relação com os fornecedores e clientes –, foram analisadas e quantificadas de forma a traçar comentários e discutir tal situação entre os envolvidos. A população alvo da pesquisa foi composta por todas as agências filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV, seccional de Santa Catarina. A amostragem de identificação da população considerada foi intencional, envolvendo as 60 Agências de Viagens e Turismo que atuam no turismo emissivo e receptivo, características de prestação de serviços necessárias para a presente pesquisa. Utilizou-se a técnica multivariada chamada de análise de agrupamentos ou de cluster, organizada de forma a compreender a situação das agências e entender a complexidade das relações que coexistem entre as agências de viagens e turismo e os participantes da cadeia. Os resultados levaram a concluir que as relações entre os agentes de viagem, seus clientes e fornecedores são superficiais, restringindo-se apenas aos aspectos comerciais da transação, comprometendo uma relação mais personalizada, que contribuiria para a finalização do modelo de gestão tradicional, imposta pelos fornecedores atuais.