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Alinhamento Operacional de Sistemas de Informação: uma alternativa para a melhoria dos serviços prestados pelo setor hoteleiro
 
     Alinhamento Operacional de Sistemas de Informação: uma alternativa para a melhoria dos serviços prestados pelo setor hoteleiro
     Information System Operational Alignment: an Alternative Towards Service Quality Improvement in the Hospitality Industry
     Alineación Operacional de los Sistemas de Información: una Alternativa para Mejora de la Calidad de los Servicios de la Industria Hotelera


Autor(es):
Bolzan, Larissa Medianeira
Kubota, Flavio Issao
Lobler, Mauri Leodir


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 1 (2014); 102-130

Palavras-chave:
Hotéis; Processos Empresariais; Sistemas de Informação.


Resumo: Desde o Século XX, uma transformação foi iniciada por meio de duas novas técnicas da era da informação: a tecnologia da informação (TI) e o redesenho de processos de negócio. Considerando esse contexto, buscando tornar tangível a relação entre processos empresariais e TI, este trabalho tem como objetivo verificar esse relacionamento na indústria hoteleira, a qual está em evidência devido aos megaeventos que o Brasil receberá nos próximos anos. Para isso, buscou-se: mapear todos os processos empresariais da organização unidade de análise; analisar o suporte oferecido aos processos pela tecnologia de informação adotada; verificar o alinhamento entre os processos empresariais e o sistema de informação (SI) adotado e; verificar a satisfação dos usuários com o SI utilizado. O estudo tem caráter qualitativo e natureza descritiva, sendo o método de investigação o estudo de caso único, em um hotel da região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da observação não participante e, por fim, aplicou-se uma pesquisa de satisfação com os colaboradores usuários do SI. Como resultados, obteve-se o mapeamento dos processos empresariais da organização, suas inter-relações e o SI adotado. Concluiu-se que os processos estão alinhados com a TI adotada, uma vez que esta é capaz de oferecer suporte àqueles. Ainda, foi constatado que os usuários estão satisfeitos com o SI implantado e entendem que esse sistema é importante no funcionamento da organização.