Publicações de Turismo
Nova busca:        


Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
 
     Barreiras Culturais à Comunicação e Hospitalidade: estudo multicaso em redes hoteleiras nacionais e multinacionais
     
     


Autor(es):
Chibás, Felipe Ortiz


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 392-421

Palavras-chave:
Hotelaria; Turismo; Gestão da Comunicação; Criatividade; Barreiras culturais à comunicação.


Resumo: O presente artigo conceitua as barreiras culturais à comunicação, mostra os antecedentes e necessidade atual desse tipo de estudos, assim como descreve uma pesquisa empírica sobre as barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los (tipo de criatividade adotada) realizada em quatro redes hoteleiras de diferentes origens culturais sediadas no Brasil (norte-americana, francesa, mexicana e brasileira). Nela se objetiva verificar como os valores culturais nacionais, refletidos nos diferentes valores organizacionais de cada empresa têm uma influência fundamental no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e abordagem para resolvê-los, assim como o tipo de hospitalidade oferecida. Definem-se as barreiras culturais à comunicação diferenciando-as de outros tipos de barreiras. Este estudo se inscreve nos esforços por desenvolver a pesquisa comparada em nível internacional.  Utilizou-se o método de estudo de multicaso. Os resultados obtidos apontam para a existência de certa influência dos valores nacionais nos valores organizacionais e no perfil das barreiras culturais à comunicação, conflitos e forma de solucioná-los.