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Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis
 
     Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis
     Formatting Process of Sustainable Tourism Attractions
     Proceso de Formatación de Atracciones de Turismo Sostenible


Autor(es):
Oliveira, Cassio dos Santos e
Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes
Marques, Sílvio César Moral


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 639-667

Palavras-chave:
Atrativo turístico; Planejamento; Formatação; Sustentabilidade; SEBRAE-SP.


Resumo: Este artigo parte do pressuposto que o planejamento do destino turístico, com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, deve focar e ressaltar seus atrativos turísticos, uma vez que esses elementos são responsáveis por promover o deslocamento de visitantes. Assim, a organização dos atrativos turísticos impacta na competitividade do destino no mercado turístico. Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de formatação de atrativos turísticos sustentáveis. Os dados que subsidiam as reflexões aqui apresentadas foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado final é a apresentação de um processo de formatação de atrativos turísticos, com uma abordagem prática e operacional no formato de auto solução, onde o proprietário e/ou gestor de atrativos turísticos, bem como os técnicos de projetos de turismo do SEBRAE-SP sejam capazes de implementar os procedimentos propostos neste trabalho. Este processo de formatação é composto por três etapas de desenvolvimento de atrativos turísticos (interpretação, diagnóstico e intervenção) que está alicerçado em cinco eixos estratégicos de análise (características do produto; estrutura física; segurança; gestão; promoção e comercialização). Espera-se que, ao contribuir para a análise da formatação de atrativos turísticos sustentáveis, possa-se criar subsídios para o processo de planejamento de destinos turísticos, no sentido de incrementar a qualidade das atividades de lazer e as experiências oferecidas, bem como orientar os profissionais que atuam diretamente na gestão desses equipamentos turísticos.