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Análise Interativa de Valorações e Práticas dos Turistas no Museu Edigio Feruglio (Patagônia, Argentina)
 
     Análise Interativa de Valorações e Práticas dos Turistas no Museu Edigio Feruglio (Patagônia, Argentina)
     Interactive Analysis about Tourists’ Valuations and Practices at Museum Egidio Feruglio (Patagonia, Argentina)
     Análisis Interactivo de Valoraciones y Prácticas de los Turistas en el Museo Egidio Feruglio (Patagonia, Argentina)


Autor(es):
Valenzuela, Cristian Matias Gonzalez


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 139-164

Palavras-chave:
Valorações; Prática; Patrimônio; Museu; Demanda turística


Resumo: O binômio patrimônio e turismo envolve diversas valorações e práticas sociais, dependendo sua multiplicidade e variabilidade em função dos atores sociais participantes. Entre os diversos atores, o turista atribui diferentes tipos de valores, e consequentemente, desenvolve ações múltiplas nos espaços patrimoniais que merecem uma abordagem complexa. Neste sentido, o artículo presente descreverá as valorações e práticas dos turistas tanto na viagem como na visita ao museu, e suas interpolações interativas entre as mesmas. Na investigação desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo com triangulação metodológica, onde se toma como caso de estudo o Museu Edigio Feruglio (Trelew, Argentina). Os dados se coletaram mediante relevamentos e observações realizadas aos turistas, complementado com dados obtidos das entrevistas aplicadas ao pessoal do museu. Os principais resultados obtidos se concentraram no conhecimento das motivações, percepções e satisfações dos turistas como forma de expressão de suas valorações; e no comportamento de viagem, conduta intencional e deslocamento espacial no museu como modos de manifestação de suas práticas. As conclusões residiram nos processos de interação entre diferentes tipos de valores sobre o patrimônio, como de uso, simbólico e forma-estética. Assim como as interpelações manifestas nas práticas de consumo, recreação e aprendizagem do turista dentro do museu analisado.