Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
 
     O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
     Supply and Demand Behavior in the Brazilian Cruise Market Based on the Concept of the Tourism Product Life Cycle
     El Comportamiento de la Oferta y la Demanda en el Mercado Brasileño de Cruceros con Base en el Concepto del Ciclo de Vida del Producto Turístico


Autor(es):
Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
Flores, Luiz Carlos da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 216-240

Palavras-chave:
Turismo marítimo; Cruzeiros marítimos; Comportamento da oferta; Comportamento da demanda; Ciclo de vida do produto


Resumo: O turismo de cruzeiros marítimos tem passado pelas diversas fases do ciclo de vida do produto turístico desde a abertura dos portos para cruzeiros de cabotagem no Brasil. Depois de um aumento acelerado da demanda, o mercado brasileiro vem apresentando taxas de crescimento negativas, ao contrário do que vem ocorrendo no mercado internacional, em particular nos Estados Unidos e na Europa. Este estudo, exploratório e descritivo, utiliza a análise descritiva dos dados para atender ao objetivo geral, que é de identificar como tem sido o comportamento da oferta e da demanda de cruzeiros marítimos no Brasil, e aos objetivos específicos: (1) identificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se a oferta e a demanda por cruzeiros marítimos no Brasil e (2) se o comportamento da demanda está sendo influenciado pelo comportamento da oferta no mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, ou vice-versa. Com a finalidade de alcançar os objetivos foi identificada a realidade da oferta e demanda por cruzeiros marítimos no mercado brasileiro versus mundial, com base nos históricos da oferta e da demanda, com utilização de técnicas de documentação indireta, procedimento documental e bibliográfico. Os resultados apresentados indicam que, no conceito do ciclo de vida do produto turístico, o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos encontra-se no estágio de declínio. Identificou-se também que a redução da oferta de navios ocasionou a queda da demanda, e não o contrário. Desta forma, o estudo constatou que o comportamento da oferta tem influenciado o comportamento da demanda de passageiros no Brasil.