Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável
 
     A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável
     Tourist Experience and Experiential Tourism: a study about dimensions of memorable experience
     La Experiencia Turística y el Turismo de Experiencias: un estudio sobre las dimensiones de la experiencia memorable


Autor(es):
Pezzi, Eduardo
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 165-187

Palavras-chave:
Turismo; Turismo de experiência; Experiência turística memorável; Demanda turística; Gramado (RS)


Resumo: Este artigo apresenta uma discussão entre teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial sobre a temática relacionada à antropologia e economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender a experiência dos turistas que visitaram Gramado (RS) nos anos de 2010 e 2011. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo que possibilitou a seleção, por meio de métodos quantitativos, de um conjunto de turistas oriundos de São Paulo (Capital) e que estiveram em Gramado (RS) entre os anos de 2010 e 2011, aos quais foi aplicada uma pesquisa qualitativa. Como principais constatações, percebeu-se que as dimensões estética, hospitalidade e entretenimento foram classificadas como as mais importantes para a formação de uma experiência memorável e, além disso, emergiram novas dimensões a partir da entrevista em profundidade com os turistas selecionados.