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A Gestão do Conhecimento como Estratégia Competitiva para a Gestão do Turismo: uma contribuição teórica
 
     A Gestão do Conhecimento como Estratégia Competitiva para a Gestão do Turismo: uma contribuição teórica
     Knowledge Management as a Competitive Strategy for Tourism Management: a theoretical contribution
     La Gestión del Conocimiento como Estrategia Competitiva para la Gestión de Turismo: una contribución teórica


Autor(es):
Silva, Maria Emília Martins da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 27 n. 1 (2016); 43-64

Palavras-chave:
Conhecimento; Revisão narrativa; Processos em gestão do conhecimento; Turismo.


Resumo: A gestão do conhecimento tem sido adotada como novo paradigma organizacional na sociedade contemporânea, mas no segmento de serviços, em especial no turismo, sua aplicabilidade ainda é incipiente. Esse modelo de gestãose apresenta como ferramenta estratégica, na explicitação do conhecimento tácito dos stakeholders, na valorização do capital intelectual e, finalmente, na contribuiçãode decisões realistas e criativas para o segmento. Neste viés, o objetivo do estudo foi analisar como a gestão do conhecimento e seus respectivos processos podem contribuir para a gestão estratégica do turismo, por meio de uma revisão da literatura. A abordagem metodológica esteve pautada no paradigma interpretativista, apoiando-se no método de pesquisa bibliográfica. A investigação desenvolveu-se em janeiro do ano de 2015. Os resultados apontaramque a gestão do conhecimento pode contribuir decisivamente para o sucesso de uma organização turística, uma vez que, por meio dela, utilizam-se de procedimentos sistemáticos para a criação, compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os stakeholders, favorecendo a melhoria contínua dos processos outrora investidos. Além disso, os resultados teóricos demonstram contribuições substanciais da gestão do conhecimento como diferencial para a gestão estratégica do turismo, práticas inovadoras e de fácil implementação em destinos turísticos e empresas hoteleiras.Ainda, identificou-se que a maioria das publicações retratam estudos de caso em empresas do setor, em grande parte em países do Reino Unido e Ásia. Finalmente, a gestão do conhecimento e a adoção de seus princípios são considerados fundamentais para garantir qualidade, inovação e criatividade nas organizações turísticas, sustentando a competitividade da empresa.