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Satisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares
 
     Satisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares
     Place Satisfaction and Place Attachment: quality of life implications for place marketing
     Satisfacción y Apego al Lugar : implicaciones para la calidad de vida bajo una visión de marketing de lugares


Autor(es):
Medeiros, Fabiana Gama de
Costa, Francisco José da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 4 (2015); 795-816

Palavras-chave:
Marketing de lugares; Residentes; Qualidade de vida


Resumo: Esse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar.