Publicações de Turismo
Nova busca:        


Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012)
 
     Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012)
     Evaluation of Public Policies on Tourism: Methodological Aspects and Evaluation Results PRODETUR in Parnamirim / RN (2005-2012)
     Evaluación de las Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicas y Resultados de la Evaluación PRODETUR en Parnamirim / RN (2005-2012)


Autor(es):
Lima, Renata Mayara Moreira de
Costa, João Bosco Araújo da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 451-474

Palavras-chave:
Metodologia; Avaliação; Indicadores; Políticas Públicas; PRODETUR


Resumo: O presente trabalho evidencia os principais resultados obtidos com uma dissertação de mestrado que avaliou o PRODETUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo – em um município do Rio Grande do Norte, Parnamirim. Neste sentido, objetiva-se mostrar como foi o processo de construção da metodologia de avaliação do programa, baseada em uma articulação da literatura de avaliação de políticas públicas com os direcionamentos do desenvolvimento como liberdade, do autor indiano Amartya Sen. Como conclusões da pesquisa, ressaltamos que o PRODETUR gera alguns elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de Parnamirim-RN. No entanto, esses estão aquém das reais possibilidades, uma vez que os resultados do programa poderiam ter sido mais substanciais. Nesta perspectiva, destacamos que o fortalecimento da gestão pública e a mobilização da população local são elementos imprescindíveis para maior efetividade do PRODETUR nas próximas etapas. Ressaltamos ainda, que a obtenção desses resultados com a avaliação do programa em Parnamirim, só foram possíveis devido à utilização de uma abordagem do desenvolvimento e de avaliação de políticas públicas em que os fatores qualitativos preponderam sobre os quantitativos, evidenciando, que uma avaliação baseada apenas em aspectos econômicos seria insuficiente para aferir de fato quais os resultados que um programa dessa magnitude ocasiona em um determinado local.