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Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais
 
     Em Busca da Definição de Reputação de Destinos Turísticos: significados e temas associados a partir da visão de profissionais
     In Search for the Definition of Reputation of Touristic Destinations: meanings and associated themes from a professional view
     En Busca de la Definición de Reputación de Destinos Turísticos: significados y temas asociados desde la perspectiva de profesionales


Autor(es):
Coelho, Mariana de Freitas
Gosling, Marlusa


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 262-281

Palavras-chave:
Gestão Turística; Reputação; Imagem do Destino; Marketing Turístico; Comportamento do Consumidor


Resumo: Pesquisadores de marketing turístico têm enfatizado a importância da imagem do destino turístico no processo de escolha de um lugar para visitar. No entanto, faltam pesquisas sobre reputação desses mesmos destinos turísticos, que pode ser usada como uma ferramenta para atrair visitantes potenciais. Autores como De Chernatony (1999), Gioia et al. (2000) e Torres et al. (2011) afirmam que o foco na imagem da marca evoca percepções recentes, que estão sujeitas a alterações. Portanto, estudos de reputação lidam com impressões mais consistentes do que a imagem do destino e consideram várias imagens percebidas ao longo do tempo. O método da pesquisa foi a abordagem qualitativa. O objetivo do artigo foi compreender o significado da reputação de destinos turísticos e seus temas associados. Quinze especialistas foram entrevistados e suas respostas foram classificadas em três áreas de conhecimento: Administração/Gestão, Marketing e Turismo. As respostas foram analisadas com base em Creswell (2007) e Bardin (2008) e os dados foram codificados em temas relacionados à literatura de reputação corporativa e reputação de destinos. Dentre os resultados, em geral, os entrevistados indicaram a associação de reputação e imagem e a importância do tempo para a formação da reputação. Além disso, o estudo identificou as peculiaridades apontadas por cada grupo, como por exemplo, uma ênfase no contexto social (Turismo), a importância da gestão (Administração/Gestão) e a avaliação de indivíduos ou grupos (Marketing). Finalmente, o estudo demonstrou que a reputação dos destinos turísticos é integrada a pelo menos quatro temas: comunicação, avaliação, diferenciação e tempo.